segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Então vamos lá conhecer o objeto Tema deste Blog?

       Ele, o Preservativo, é personagem principal de histórias empolgantes e dono de grande poder, já que é um contraceptivo de barreira que pode ser usado durante a relação sexual com o intuito de reduzir a probabilidade de ocorrência de uma gravidez ou de contrair doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV. Porém, são ainda utilizados para diversas finalidades sem propósitos sexuais (Como assim? Falaremos disso já já).
        Atualmente, a maioria dos preservativos é fabricado em látex, mas existem também os que são fabricados em poliuretano ou poli-isopreno e existe também um preservativo feminino fabricado com nitrilo.
 
Um pouco de história:
        Os preservativos são usados há pelo menos 400 anos, desde o século XIX, e são os mais comuns métodos contraceptivos em escala global. Há Registros de uso de preservativos na Ásia anterior ao século XV onde cobriam apenas a glande do pênis (What? O.o). Na China, é provável que os preservativos para a glande tenham sido fabricados em papel de seda oleado ou a partir de intestino de cordeiro.
        Em épocas posteriores, o uso de coberturas para o pênis é descrito por toda a Europa. Durante o Renascimento eles eram feitos de intestinos e tecido da bexiga. Em finais do século XV os comerciantes holandeses introduziram no Japão preservativos feitos de pele que cobriam o pênis por completo. A partir do século XVIII os preservativos passaram a ter diversas qualidades e tamanhos, fabricados a partir de linho tratado com químicos ou pele (da bexiga ou intestino).






  Preservativo e respectivo manual (em latim) de 1813, quando eram fabricados a partir de linho ou pele amaciada com enxofre e lixívia.
       
        Mais tarde começaram a ser comercializados na América, embora geralmente fossem apenas usados pelas classes média e alta, devido ao elevado custo e ausência de educação sexual.
       Em 1839, com a descoberta de como processar a borracha os preservativos podiam esticar e não se rompiam facilmente. Em 1920 foi inventado o látex e os preservativos se tornaram superiores do ponto de vista da utilização, mais resistentes e mais finos do que os de borracha e com um prazo de validade de cinco anos, quando comparado com os três meses dos de borracha.
       Portanto hoje felizmente contamos com uma infinidade de diferentes preservativos: os de Látex, os sintéticos, com espermicida, texturados, com efeito retardante, femininos e para adolescentes (esse foi criado pela Suíça para adolescentes entre 12 e 14 anos na tentativa de diminuir as taxas de gravidez nessa faixa etária, o diferencial dele é que é menor em seu diâmetro).




Curiosidades:
        Lembra que o preservativo pode ser usado para outras finalidades?
        No contexto militar são usados preservativos para cobrir a boca de armas de fogo, de forma a impedir a infiltração de sujeira.
        Para oferecer uma barreira de estanque em dispositivos de demolições subaquáticas.
    Como recipiente para armazenagem de materiais corrosivos e para garrotes improvisados.
       Em ambiente clínico, os preservativos podem também ser usados no revestimento de sondas, ou em descompressões torácicas por agulha de emergência.
       O preservativo também tem sido usado na proteção de amostras científicas do ambiente exterior e na criação de uma barreira à prova d'água para microfones em situações de gravação debaixo d'água.
     Embora amplamente aceitos na sociedade contemporânea, os preservativos ainda geram alguns focos de controvérsia, mas isso é assunto para outro post.
      Finalizando nosso papo, descobri que os primeiros preservativos de borracha tinham uma costura, sendo tão espessos como a câmara de ar de uma bicicleta (Sim, é de cair o queixo até o chão), vivenciando e conhecendo as tecnologias de hoje, você leitor o que acha disso? nos alegre com sua opinião nos comentários!!


Fonte de pesquisa: https://pt.wikipedia.org/wiki/Preservativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário